domingo, 15 de junho de 2014

um pedido a todos os Encarregados de educação

Peço a todos os pais que possuam material vídeo ou fotos, e que não se importem de o partilhar, que o coloquem no Blogue. Infelizmente eu não possuo registo das atividades de todas as turmas.
Muito obrigada.

Teatro: Uma aventura na floresta - Turma do 2º A

Foi em clima de grande festa  que terminou o projeto: A magia do pensar e a AEC de OFLEC. Os meus alunos estiveram muito bem e deram uma lição de educação ambiental a miúdos e graúdos.
Foi uma experiência muito gratificante, a que gostaria de dar continuidade. Seria
















interessante acompanhar estes alunos durante a frequência do 1º ciclo e poder ensinar-lhe Filosofia para crianças, a brincar.

terça-feira, 25 de março de 2014

Muito em breve colocarei aqui  o vídeo da atividade da semana da leitura.

A menina e o aviãozinho de papel

Esta história original  resulta de uma criação conjunta dos alunos e professora da AEC de Oficina de leitura e Escrita Criativa do Centro Escolar do Centro, Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão.
Com esta história  o Centro Escolar do Centro participa no concurso: Conta-nos uma História- 5ª edição, na categoria vídeo.
Mais uma vez estamos de parabéns!!! Se não formos os vencedores, a verdade é que eu os meus alunos já ganhamos muito!!
Muito  obrigada ao professor Luís, às professoras titulares das turmas e colegas das AEC, aos pais dos alunos e à Equipa da Biblioteca.

O caso da lagarta que tomou chá de sumiço

Breve resumo da história
Este conto narra o misterioso desaparecimento de uma Lagarta  que vivia na sua folha. A sua amiga Joaninha  notou o seu desaparecimento e foi pedir à coruja que investigasse o sucedido. Esta vai pela floresta interrogar todos os suspeitos, até que descobre que afinal a lagarta se tinha transformado numa bela e colorida borboleta.
Uma história muito interessante para ser explorada numa aula de filosofia para crianças.
Eu e os alunos do 2º A e B dê-mos voz aos animais e o resultado foi este áudio que serviu para contar a história através de um teatro de sombras e ao mesmo tempo para participar no concurso: Conta-nos uma História, 5ª edição.
Parabéns aos alunos e um agradecimento especial ao professor Luís que nos ajudou na gravação áudio.
Fica  aqui o testemunho de que as AEC, devidamente exploradas, podem ser um espaço de crescimento para os alunos. Sem que estes se apercebam estão a ter experiências enriquecedoras tanto ao nível do saber estar, saber fazer e saber pensar.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Atividade da Semana da Leitura

O  conto infantil "O macaco do rabo cortado", do escritor António Torrado,   foi primorosamente representado pelos alunos do 2º A e do 2º B do Centro Educativo do Centro, do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão.      
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Foi uma tarde muito divertida. Parabéns aos pequenos, mas grandes atores.